sábado, 9 de abril de 2011

Questão Agrária no Brasil

A terra em poucas mãos, persiste na má distribuição de terras para o cultivo da agricultura e pecuária brasileira. Problema, que vem desde o período colonial, das capitanias hereditárias adotada por Portugal.
Sistema vigente na agricultura, imposto pelos portugueses com base na produção da monocultura, ou seja  um único produto agrícola, destinada a exportação, ao consumo externo para atender aos interesses de uma elite estrangeira, que nós impõe o nosso proprio sistema de produção. Esquecendo que a terra também tem uma função social, de distribuição de renda, e fixar o homem no campo.
A não realização da reforma agraria, e o uso da tecnologia no campo, expulsa os trabalhadores rurais,  provocando a migração rural-urbana em massa,como consequencia uma urbanização intensa e desequilibrada,que ocorre sem um mínimo de infa-estrutura, falta de uma segurança pública, de saneamento básico, habitações e de empregos, gerando submoradias, favelas,cortiços e ampliando a violencia urbana.
Reforma agrária, é uma solução, para resolver em sua maioria os problemas no campo e na cidade.
Mudança na estrutura fundiária do país e de fundamental importancia, desapropriar terras improdutivas de  latifundiarios que ás possui apenas para especulação imobiliária,o próprio nome já diz tudo reforma, algo que exige mudança e vai contra os interesses dos grandes proprietarios de terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário