domingo, 15 de maio de 2011

O meio ambiente e a globalização econômica

Os recursos naturais constituem a base, material da existência e do progresso da humanidade. No entanto, a exploração excessiva,predatório e irracional desses recursos está acarretando não apenas a sua deterioração e esgotamento,como também graves problemas sociais e ecológicos.
O consumo excessivo por parte dos países ricos é uma das principais causas do rápido esgotamento dos recursos naturais. Diversos fatores contribuem para que o meio ambiente nos países subdesenvolvidos seja afetado pelo processo de globalização da economia e pela imposição dos países do norte:
  • unidades de produção são transferidas dos países desenvolvidos em busca de custos menores e de legislações ambientais menos rigorosas.Disso decorre a transferência de impactos ambientais para os subdesenvolvidos.
  • as facilidades de comunicação levam a uma aceleração dos hábitos de consumo e a uma maior pressão sobre os recursos naturais.
  • o crescimento do comércio internacional de produtos naturais, como peixes,madeira,plantas e animais, contribui para a maior devastação das florestas e degradação dos oceanos pela ação antropica.
  • o uso de agrotóxicos proibidos em países desenvolvidos, para não poluir o lençol freático e consequentemente o consumo de agua da população, já no contrario em países subdesenvolvidos é possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário