domingo, 8 de maio de 2011

ECONOMIA E TRANSPORTES

MATRIZ DE TRANSPORTE: É  a distribuição dos meios de circulação para transportar mercadorias e pessoas. Ela indica em que intensidade cada um dos meios é utilizado por passageiros ou produtos.
DESEQUÍLIBRIO: A matriz de transporte do Brasil é desequilibrada: 58% de rodovias,o que impulsiona um valor agregado muito alto, nos transporte de alimentos, devido os altos custos dos fretes, que por sinal tem influência direta com o preço do petróleo, proporcionando  um aumento significativo no preço final dos produtos que o consumidor como sempre paga,se  transportado pelas ferrovia se tornaria mais barato. Pois o rodoviário é viável  financeiramente á pequenas distâncias; o ferroviário,para médias e longas; e o hidroviário,para levar grandes cargas não perecíveis a longas distâncias.
NECESSIDADE DE INVESTIMENTOS: A melhoria da malha de transporte é fundamental para garantir o crescimento da economia. Sem transporte barato e eficiente, os produtores não têm como escoar suas mercadorias.
HIDROVIAS: O Brasil tem cerca de 43 mil quilômetros de rios, dos quais 28 mil são navegáveis e outros 15 mil poderiam ser aproveitados no transporte com um pouco de investimentos.Porém, o país tem instalados apenas 10 mil quilômetros de hidrovias. A imensa maioria dos fretes internos ocorre pelo transporte rodoviário, de custo muito mais elevado, provocando um outro agravante: os congestionamentos nos trânsito cada vez mais lentos, devido a grande quantidade de automovéis, só existe uma solução, para otimizar o sistema de malha rodoviária brasileira, um sistema de transporte coletivo em massa de forma eficiente, barato, seguro, de boa qualidade, para estimular a população ao transporte coletivo, caso contrário, com o passar dos anos o transporte rodoviário se tornará inviável devido a grande quantidade de veículos automotores, pois todos buscam conforto e melhores condições de vida.

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